sexta-feira, 15 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - the Baby Bats e the Corp. Goths

E nesta de ficar sem as nets (graças aos deuses que programei posts, por precaução), reparei que fiquei tempos sem colocar nada da série de esteriótipos da Trellia (Megan Balanck) aqui! Ainda mais depois que a Jaque comentou (mancada minha hein? hehehe).
Então hoje vai ser não um, mas dois esteriótipos! Vamos ver juntos, sendo que um deles referência a este blog, os Baby Bats e os Corp Goth!!


Spooky Kids, Kindergoths, Mansonites, Góticos de Shopping center ... estes tipos de pré-adolescentes ou adolescentes precoces são conhecidos por muitos nomes, a maioria dos quais depreciativa. Eles são muitas vezes vistos com desdém e desprezo por membros mais velhos da comunidade Gótica. Seus crimes? Geralmente, não serem velhos o suficiente para lembrar dos anos 80, não serem ricos o suficiente para pagar por um guarda-roupa "Gótico adequado", e não serem sábios o suficiente para saber a música "certa" para ouvir ou a quantidade "certa" de make-up para usar.

É verdade que, enquanto Baby Bats muitas vezes se consideram "Góticos", eles mostram um grande número de diferenças dos membros da cena original; eles tendem a mostrar uma preferência por metais (Marilyn Manson e HIM são típica bandas "Baby Bat"), usar roupas que refletem uma moda metal / skater, e tendem a ir para uma aparência de "chocante" em vez de "estética".
Como os góticos mais velhos estão dolorosamente conscientes, a mídia também considera essas crianças como "Góticos". Enquanto isso pode ser irritante para os góticos que não querem ser associados com os Baby Bats (em particular os que estão nele para chocar) , deve-se lembrar que foi a mídia, em primeiro lugar, que popularizou o termo "Gótico" para descrever a cena musical original. Então, como definir o que é e o que não é gótico é muito difícil nos dias de hoje.
Muito freqüentemente, Baby Goth vão começar a crescer mais "sofisticados" em suas roupas e gostos musicais, e tornarão-se alguns dos membros mais apaixonados da comunidade Gótica. Também por esta razão, eles devem ser respeitados, não evitados.

E os Corp Goth?



Tudo começou quando os góticos começaram a crescer e ter de encontrar emprego. Eles queriam trabalhar em um escritório (você precisa de uma boa renda para pagar todas aquelas roupas e CDs depois de tudo), mas eles ainda queria manter a sua "trevosidade." O resultado? A criação de Gótico "Empresarial" ou "Corp". Estes góticos tentam encontrar um equilíbrio entre a roupa que é "Gótica", e roupas que estejam em conformidade com o código de vestuário no trabalho. 
Seu colega de trabalho pode ser um desses tipos se ele tem um gosto por ternos escuros (muitas vezes de estilo vintage ou retrô), chapéus de veludo, brocados, jóias de prata em forma de aranhas / cruz ankhs / cruzes, e, claro, riscas (tipo Tim Burton). Você também pode encontrar pelúcias de morcego, porta-lápis em forma de crânio, ou outras esquisitices em sua mesa. Ou (meio mortos) podem vir em em uma manhã de segunda-feira, depois de ter em esquecido de remover seu esmalte preto da noite anterior.
O visual Corp Goth tornou-se popular em toda a subcultura, e se fundiu com a Cyber, Fetish e outros estilos góticos para tornar-se uma forma muito própria. Assim, você vai ver muitos góticos usando espartilhos, risca de giz ou ternos de veludo independentemente da sua idade ou ocupação.
Como, para os góticos Corp que fazem seu trabalho, o seu ofício quase sempre pode ser descrito como "trabalhar com computadores."


AAAAAAAAAAAAAAahhhhh amo!!! 
Adoro o estilo Corp Goth (jura?) e não apenas por uma questão de trabalho. A alfaiataria me atrai demais, desde menina queria usar terninhos poderosos de executiva. As linhas da costura, mais rígidas; o ar de poder que invoca; o uso por diversas culturas (de mafiosos a fashionistas, de homens a mulheres)...ai ai (suspirando).
Mas a questão é que alfaiataria boa não é barata, e a barata não é boa. É difícil hoje encontrar uma boa costureira ou alfaiate para fazer sob medida, e o caimento preciso é essencial na alfaiataria. Nas lojas on line, nem sempre é garantido, porque às vezes é necessário fazer a prova da roupa. 
Uma coisa importante que o mainstream me ensinou (Tim Gunn, p.e.) é que roupas de lojas devem ser ajustadas. O problema não é seu corpo. É a roupa que precisa de ajuste. E isso ocorre direto comigo - como sou maior na parte de baixo, as calças que me servem exigem que eu compre partes de cima grandes demais, que necessitam de ajustes. A matemática neste caso é: a roupa é de qualidade? Vale a pena ajustar? Então eu levo. 
E um fator adicional aqui: as lojas que nem sempre nos atraem podem esconder verdadeiros tesouros. Eu sempre olho vitrines de "boutiques", lojas que em nada encantariam alternativos, mas que de vez em quando podem surpreender. Comprei por 30,00 reais uma vez uma saia xadrez, como sempre quis, numa destas lojas. E, é comum, as vendedoras estranharem e até não atenderem. Paciência. Insisto e acabo encontrando coisas boas.
Nestas horas, me lembro desta cena...(adoroooooo!!!).



E aí? Gostou de algum dos estilos? Concorda com a Trellia na definição dos Baby Bats? Usaria algum dos estilos?
Comente!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

2 comentários:

  1. Vivs eu sinto tanta falta do teu blog! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. owwm xuxu...tá tão dificil escrever, tem tanta coisa acontecendo que nem consigo escrever aqui sem lagrimas
      Espero voltar em breve!
      Beijo e obrigada pela força!

      Excluir

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...