quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cyberpunk e seus filhos - steampunk, dieselpunk, e outros (parte 3)

Depois de vermos o Cyberpunk aqui, e o Decopunk aqui, que tal vermos o movimento Atompunk?
Atompunk relaciona-se com o período pré-digital de 1945-1965, o Modernismo, a Era Atômica e a chamada "Space Age", o comunismo e a preocupação exagerada sobre isso, e como se tornou paranóia nos EUA. Juntamente com um estilo Neo-soviético, subterrâneo, arquitetura Googie, somou-se o programa Sputnik, ficção de super-heróis, a ascensão dos militares dos EUA / potências industriais e da queda de Chernobyl. Sua estética tende para Populuxe e Raygun Gothic, que descrevem uma visão retro-futurista do mundo (fonte).
Quer uma referência óbvia de atompunk? Os Jetsons!


Assistia e adorava!

O traço futurista com linhas curvas, relembrando o desenho do átomo, era característico deste gênero. O atompunk é muito visto em decoração e arquitetura, sobretudo, mas também em roupas de caráter futurista. Mas, ao contrário do Cyberpunk, as cores são vivas e as roupas são feitas e tecidos brilhantes, alegres. Não é algo sinistro, é algo atômico e divertido!
Este gênero se confunde muito com o Dieselpunk, uma vez que ambos envolveram a 2a grande guerra. Mas tem diferenças: o dieselpunk é bélico e obscuro, militarista. O atompunk é mais despojado e colorido, inspirado nos anos 50 e 60 da sociedade civil, não militar. E ainda assim isto não é uma regra fixa - o que os difere é o uso de energia atômica como potência.


Concepção retro futurista no Japão!


Torre de Seattle, a Washington Space Needle, considerada de caráter atompunk


Detalhe de cozinha


Desenhos de móveis atompunk


Apesar de parecer meramente um movimento estético arquitetônico, o Atompunk também produz outros, como esta ópera rock aqui, e vários livros (que acabam mesclando com o cyberpunk e com o apocalipunk), mas o forte mesmo é o visual e o design. 
Como usar o atompunk? É bem difícil, pois ele é chamativo e faz parte do movimento ser assim, elétrico e conectado a radioatividade em níveis máximos. Pensei nesta concepção como alguém que trabalha em ambientes onde criatividade é lema, como escritórios de arquitetura e design. Ainda assim, acho que ficou um pouco demais. Mas a estética é assim, e devo respeitar. Me diga o que achou:

Imaginei o que a Judy Jetson usaria se fosse adulta. Eu usaria numa boa, mas não para trabalhar, afinal o ambiente onde circulo não permite.

E você, gostou do estilo? Adotaria? Comente!
Referências: 1, 2, 3, 4, 5.


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...