sábado, 30 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - The Steampunk Goth, the Faerie Goth e the Tribal Goth

E a Maratona com as artes da Trellia continua! E cada vez melhor! Hoje tem um estilo que AMO DEMAIS, outro que não conhecia e um terceiro um tantinho polêmico. Vamos ver?

Começando com The Steampunk Goth (<3):

A antiquada e refinada elegância refinada do gótico vitoriano e o futurismo bruto, nervoso dos Rivetheads pode parecer uma combinação completamente incompatível. Mas, graças a um determinado gênero de fantasia, os dois foram casados ​​com sucesso para criar o Steampunk Goth.
Steampunk é, em essência, uma forma de ficção científica que ocorre usando baixa tecnologia do passado (muitas vezes da era vitoriana). Em Steampunk, você pode encontrar robôs movidos a vapor, computadores de relojoaria e engenhocas complexas feitas a partir de madeira, latão e rodas. A fusão de imagens do Vitoriano com tecnologia peculiar é, sem dúvida, de grande apelo para muitos góticos, mas talvez as ligações mais importantes entre Steampunk e cultura gótica são os escritores vitorianos que inspiraram o gênero, incluindo Mary Shelley e Edgar Allen Poe. A moda Steampunk Goth é altamente criativa, incorporando elementos que evocam tecnologia Vitoriana tais como relógios, chaves e engrenagens. Embora Steampunk não é uma cena de música, atua como Rasputina, Emilie Autumn e Abney Park foram todos citados como tendo apelo Steampunk.

Os Faerie Goth:


Há góticos que gostam de vampiros, góticos que gostam de zumbis, e depois há góticos que são atraídos para o mundo misterioso do país das fadas. Combinando elementos do gótico romântico e Hippy junto com uma varredura do New Romantic, o estilo do país das fadas gótico evoca imagens de fantasia e contos populares. Basta adicionar asas e glitter para dar um toque final. Música que tem sido mais estreitamente associado aos Faerie Goth é o gênero etéreo - as melodias lentas e atmosféricas dos gostos de Cocteau Twins,  Black Tape for a Blue Girl e, naturalmente, The Changelings. Faerie Goth podem ser encontrados brincando nas florestas, em prados enluarados ou, na sua falta, profundamente mergulhados num livro de contos mágicos antigos (esta parte do texto esta cortada na figura mas aparece aqui).


E por fim os Tribal Goth:

No passado, "tribal" Goth era um rótulo vago, raramente usado para góticos que flertavam com primitivismo - jóias de osso, dreadlocks, contas, tranças, alteração corporais pesadas e mais alguma coisa "Étnica". De certa forma, este é, talvez, o gótico mais próximo ao original - a tribo dos visigodos - a partir do qual obtemos o nome da cena. No entanto, nos últimos anos, "tribal" Goth mais frequentemente refere-se a um tipo de gótico altamente especializado e diferenciado - o tipo Bellydancer (dançarino de dança do ventre, no Brasil) gótico.
Quando dança do ventre turca e egípcia tornaram-se popular nos EUA, um novo estilo - "tribal" - foi desenvolvido. Devido à sua natureza sensual e misteriosos laços com adoração à deusa, tinha apelo gótico imediato e em pouco tempo muitos góticos foram vestindo lenços de quadril pretos e pilhas de jóias tilintantes. Em pouco tempo, dança do ventre "Gothic Tribal" nasceu.
Gothic Tribal Bellydance moderna combina roupas tradicionais e acessórios com motivos góticos. Muitos bailarinos também invocar o aspecto "tribal" do estilo usando acessórios feitos de concha, osso, madeira e outros materiais orgânicos. Preferência musical é altamente dependente de que a música se encaixa na dança. Bandas populares entre os góticos Bellydancers incluem Corvus Corax, Collide, Maduro e Knossos.

Falando sobre os Tribal Goth, sou obrigada a questionar esta definição. Não concordo nem um pouco!
A Tribal Fusion é dança do ventre turca junto com fusões de jazz, teatro kabuki, American Tribal Style e Cabaret, e também de Flamenco, Indian Dance, Hip Hop, Kathak, Odissi, e outros estilos de dança folclórica e clássicas. Não tem nada a ver com a cena gótica - embora seu apelo sombrio seja muito associado, não tem origem na cena não!
É bastante comum associar este estilo ao Gótico. Mas existem diferenças enormes! O apelo do Tribal Fusion não é relacionado ao gótico, ao sombrio. É relacionado a raízes, a folclore, ao tribalismo. Claro que maquiagem escura, desenhos corporais, elementos com símbolos religiosos e místicos aparecem - mas porque são comuns aos dois. Fico maluca quando vejo no Youtube vídeos intitulados "Gothic Belly Dance" e passam vídeos de Tribal Fusion. Isso desmerece o trabalho das dançarinas, que estão buscando uma identidade própria dentro do cenário da dança atual!
Quem quiser ver Dança do Ventre associado ao cenário Gótico vale a pena ver este artigo, lindo, sobre uma das dançarinas mais notórias do gênero. Vale a pena ver! Belíssimo, e sim, gótico.
Você conhecia algum dos estilos acima? Concorda? Discuta comigo, quero saber o seu lado!
PS: aproveitando, quem quiser ouvir uma mistura muito boa de música árabe com metal, escute este pessoal aqui, recomendadíssimo:



ATUALIZANDO: a Simone, do Mone Venzel, fez este post sobre o Tribal Fusion. Como ela dança este estilo, vale a pena conferir. Valeu pela dica, Mone!

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...