segunda-feira, 1 de junho de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - the Pastel Goth e the Dark Mori

A Maratona de esteriótipos góticos da Trellia está tão boa! Hoje vamos ver dois, ambos de origens nipônicas: the Pastel Goth e o Dark Mori.

Um novo estilo que surgiu apenas há alguns anos atrás, o Pastel Goth é absolutamente dripping (sem tradução) e irônico. De um lado, incorporam imagens dark usadas nas cenas metal e deathrock, como cruzes invertidas, pentagramas e abundância de spikes e rebites. De outro lado, tudo é colorido em cores doces como rosa bebê, lavanda, verde menta - daí vem o rótulo "Pastel". Isto significa que o Pastel Goth é, simultaneamente, estranhamente doce e um pouco perturbador, levando ao outro nome na cena, "creepy-cute". Muitas características do Pastel Goth provavelmente originaram-se do Japão - de fato, parecem ser umaa mistura de Lolita com Deathrock. Também empresta muitas tendências fashion comuns, como leggings, vest tops e shorts cropped. Apesar de serem uma tendencia muito moderna, Pastel Goth mostram apreço pelo retro, e muitos são fãs de bandas góticas originais dos anos 80. Alguns músicos tem mixado figuras fofas e coloridas em pastel com o creepy e o dark, incluindo Emilie Autumn, Switchblade Symphony, Hannah Fury e Strawberry Switchblade.

E os Dark Mori?

Este estilo atualmente tem pequena conexão com a cena gótica original. Ele é originado do visual "Mori Kei" japonês ("estilo de bosque", em tradução livre), que visa criar uma sensação de rústico, encanto inocente, através do uso de roupas largas em camadas, em materiais naturais e estilos vintage simples. Classic Mori Kei usualmente emprega esquema de cores claros e suaves, mas escureça a paleta e você tem "Dark Mori", algo como "Black Florest Mori". Dark Mori evocam contos de fadas e lendas populares (especialmente aqueles que caracterizam bruxas que vivem em cabanas na floresta), tendo um forte apelo entre góticos, particularmente entre os de tendência Hippy. Como o tipo foi originado das tendências fashion japonesas, do que de uma cena musical, eles estão (atualmente) sem bandas associadas fortemente com o Dark Mori, embora existam alguns artistas, incluindo Rasputina e Florence + the Machine que usam imagens similares.

Conhecia algum deles? Eu conhecia o Pastel Goth, graças a estes posts do Moda de Subculturas, mas o Dark Mori não. Eu conhecia o E.G.A. - elegant gothic aristocrat, que também é um estilo japonês, ligado a uma estética refinada e dandi, poética e um pouco dramática. Nada a ver uma com a outra hehehe.
Cá entre nós, como japoneses são criativos, né?
Gostou de algum? Usaria? Comente!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...