sábado, 27 de junho de 2015

Cyberpunk e seus filhos - steampunk, dieselpunk, e outros (parte 4)

Já falamos aqui neste blog sobre o Decopunk, o Atompunk, o Cyberpunk, e hoje vou comentar sobre o novíssimo Apocalipunk. Tão novo que não aparece em buscas do Google - o termo veio a tona através de discussões sobre o filme Mad Max Estrada da Fúria.

O Apocalipunk muitas vezes se funde ao Stonepunk. Stonepunk refere-se a obras que se passam durante a Idade da Pedra em que os personagens utilizam tecnologia neolítica construída a partir de materiais mais ou menos consistentes com este período de tempo, mas possuindo complexidade e função anacrônicas. Os Flintstones, seus vários spin offs, e os Herculóides se enquadram nesta categoria, bem como 10.000 aC e Noah. Exemplos literários incluem A Volta à Idade da Pedra de Edgar Rice Burrough  e A terra que o tempo esqueceu, de Jean M. Auel da série "Filhos da Terra", e Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne.

Já o Apocalipunk é muitas vezes confundido com o Stonepunk, mas tem períodos distintos. O Stonepunk refere-se a Idade da Pedra, e o Apocalipunk refere-se ao período pós apocalíptico da Humanidade, que pode se passar em qualquer tempo na nossa cronologia. O aspecto pedregoso, cheio de pó, uso de ferramentas rústicas de pedra e ossos, peles e tecidos em teares rústicos são característicos em ambos, mas o Apocalipunk utiliza ferragens, pregos e elementos metalizados torcidos, estragados, restos das vestimentas de nossa civilização.

  
Comparação entre Apocalipunk e Stonepunk. O Stonepunk é rústico e desconstruído, o Apocalipunk utiliza restos que foram um dia íntegros. Fonte: Google Imagens.

Outras obras do Apocalipunk, além de Mad Max, incluem Nausicaa do Vale do Vento, Conan o garoto do futuro, A máquina do tempo, Wall-E, Elysium, O livro de Eli, Equilibrium, e livros como Estrada Vermelha, Estrada de Sangue, Admirável Mundo Novo, 1984 (Excelente!!!!), Maze Runner, e Delirium, além de vários games. Existem muitas opções do gênero.

O Apocalipunk se diferencia do Cyberpunk porque aqui, a tecnologia não existe mais. Volta-se a uma fase primitiva. Não há mais energia elétrica, computadores, celulares. Não há mais organização social como conhecemos. 

Como utilizar o Stonepunk e o Apocalipunk no visual?


O Stonepunk é irreverente e sensual por natureza. Pede camurças (falsas, é claro), amarrações simples, estampas de bichos, acabamento em pontas, rusticidade. E ossos, sobretudo de dinossauros. Bastante ousado, para situações mais casuais ou escritórios mais descontraídos.


Fonte: montagem própria no Polyvore.

Já o Apocalipunk pede roupas rasgadas, puídas. Praticidade - ninguém quer carregar bolsa numa tempestada de areia! - e peças com dupla função. Aqui, o lenço protege mas também intimida, junto da blusa e das caveiras. Peças fáceis de tirar e resistentes. Óbvio, não é para escritórios formais. Talvez com uma calça preta reta...e com bastante ressalvas.

Fonte: montagem própria no Polyvore.

E você, conhecia o Stonepunk e o Apocalipunk? 



Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...