quinta-feira, 4 de junho de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - the Carnival Goth, the White Goth e the Nu Goth

A maratona de esteriótipos da da Trellia (Megan Balanck) está bombando! Estou achando o máximo colocar aqui, tanto que agora quero fazer de 3 a 3. Hoje, teremos mais umas polêmicas. Vamos ver primeiro os Carnival Goth:

Mais de um gótico teve a desagradável experiência de ouvir a palavra "freak!" sendo gritada para eles na rua. Para este tipo de esteriótipo gótico, no entanto, parecer uma aberração de circo é realmente o ponto, então eles têm a última risada. Com o seu amor ao bizarro e teatral, seus trajes ultrajantes e suas implicações vitoriano, o mundo do carnaval é naturalmente atraente para estes góticos. A idéia de um carnaval sinistro ou um circo ocorre com freqüência na literatura, incluindo os romances "Something Wicked This Way Comes", "The night circus" and "Geek love". Bastante bandas adotaram uma imagem de carnaval escuro em sua aparência e música (muitas vezes misturando-o com cabaret e steampunk), incluindo Emilie Autumn, The Tiger Lillies e Midnight Syndicate. Motivos comuns incluem listras preto e branco, cartolas e provavelmente qualquer outra coisa que quem olhar de fora pense ser de um filme de Tim Burton.

Segundo estilo de hoje, the White Goth:

A noção de um gótico que é um oposto de um goth tradicional - vestido inteiro de branco em vez de preto - é surpreendente-mente comum. Que se poderia esperar de uma subcultura que ama subversão? Você pode ver exemplos de White Goth em todo o lugar, de filmes (Switch in The Matrix, for example) a bandas (Tones on Tail, Cocteau Twins e Lacuna Coil, e são apenas alguns). E realmente, eles não são tão estranhos - o branco é a cor de muitas coisas que góticos gostam (fantasmas, ossos, teias de aranha, etc.) e que simboliza a morte de várias culturas. Versões brancas de todos os tipos góticos são possívei, mas o visual é talvez o mais prevalente entre os góticos românticos (para um visual noiva de Dracula), góticos medievais / faerie (para visual etéreo e de fada), e góticos cibernéticos (para o iLook). Uma razão final para vestindo branco em vez de preto é que ela parece incrível sob a luz UV, o que é comum em Goth Clubs. Mas góticos brancos devem tomar muito cuidado para não usar roupas íntimas pretas - você nunca sabe quando pode chover...

E um estilo um tanto polêmico, o Nu Goth:

Um dos mais recentes encarnações de moda gótica, góticos "nu" (uma referência a "new" - adendo pessoal)  mistura clássicos motivos góticos (preto, símbolos ocultos / religiosos, jaquetas de couro) com as tendências da moda contemporânea (óculos redondos, shorts de cintura alta, chapéus bem grandes); daí o nome alternativo "goth hipster". Há uma sobreposição considerável com Pastel goth, mas Nu Goth geralmente usa um esquema de cores mais escuras, menor número de estilos inspirados por Japão e mais peças vintage. Por alguma razão, os góticos "nu" enfrentaram animosidade de outros membros da cena gótica mais "tradicional". No entanto, o visual gótico Nu realmente se assemelha aos velhos estilos 80s gótico mais do que a maioria das outras reinvenções modernas, graças aos seus acenos com modelagem retro. Além disso, além de ter sua própria cena musical interessante, "Witch House" (Zola Jesus, Salem, Ritualz etc), góticos "nu" muitas vezes desfrutam das bandas de rock mais tradicionais goth também. Se góticos tem que se mover com os tempos, a fim de sobreviver, eles poderiam fazer pior que os Nu Goth (?).

Tá certo que meu inglês não é 100%, mas confesso que às vezes fica complicado traduzir as ilustrações.
O Nu Goth, pela sua aparição recente, recebe muitas críticas. Por coincidência, eu vi este post, que comenta um pouco do Nu Goth. O selo de "hipster" causa muita mau impressão, assim como o "emo". 
Quanto ao White Goth, eu mesma confesso que tinha um preconceito, até montar este post (faaaaaaz tempo) e pesquisar sobre o assunto. Caiu minha rejeição ao estilo, embora eu não goste de branco - uso raramente. Para mim é cor de trabalho, sabe?
Já o Carnival Goth...me passou na cabeça o clipe de Moulin Rouge. Algo parecido. Eu usaria num evento, por que não?
E você? Gosta de algum dos estilos? Comente!

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...