terça-feira, 21 de abril de 2015

O lado negro que habita e sussurra

Há alguns anos, eu tinha um outro blog (aham, mas não era de cultura dark). E nele, escrevi, há muito tempo atrás, isso:

"Eu tenho uma Patrícia “lado negro”, digamos assim, dentro de minha psique. Ela é debochada. Irônica. Usa roupas rígidas, olha de canto de olho para você. Com seus lábios pintados de cor escura, um cigarro no canto da boca, ela faz você se sentir um imbecil. Ela te humilha, ela nem faz caso de você. Procura suas feridas e as rasga sem dó. Ela não sente nada. Ela está acima de você. E de mim. Ela é vulgar, sem moral nem escrúpulo. Rouba e engana, exige e não paga. Eu a olho com pena. Ela é tão carente de amor verdadeiro que se protege em couraças, fazendo de conta que sempre ganha. É realmente um espetáculo bizarro.
Ironicamente, meu pior inimigo mora dentro da minha mente, me torturando, me enchendo de culpa por não fazer meu trabalho corretamente, me acusando de fazer pouco caso, me exigindo perfeição, me acusando de ser uma vadia. Quando acordo ela ri dentro da minha alma, dizendo “E aí, vai trabalhar ou vai fingir que gosta de estar lá, com a bunda na cadeira, fingindo que vai ser alguma coisa na vida? Se acha esperta é? Fique em casa...”
Mas eu vou. A tortura continua. Ela me diz que está com fome e me tenta a comer algo caro, mas me joga na cara que não tenho dinheiro, porque a bolsa de estudos o governo não pagou, e quem escolheu esta vida miserável foi eu. Me fala da possibilidade de viajar, mas você não tem dinheiro! Me fala de receber um abraço de algum cara gentil e carinhoso, que te ama de verdade, mas há! Isso não existe sua trouxa! Eles só querem aquilo que sempre querem!
Fala aos meus ouvidos, sussurrando, que as pessoas só me suportam, e que todos têm pena de mim. Para que trabalhar nesta porcaria? Ela não te leva a nada. E você nem consegue fazer direito.
Aí mando ela calar a boca, e ela ri da minha cara."

Bom, eu olho esta descrição e penso o quanto me tornei esta mulher descrita acima.
A vida me lapidou, para o bom e para o ruim. Eu me mesclei e aceitei esta mulher. Eu não a deixo me dominar. Mas quando ela aflora, eu infelizmente permito.
Digo infelizmente porque vê-la em ação para mim é quase um crime, uma fraqueza. Minha natureza sempre foi doce, gentil, empática, e ela vem e destrói isso, com veneno e ácido suficientes. 
Minha Patrícia negra foi resultado de muita descrença e dor. Ela é fruto de patadas gratuitas, de decepções amargas, de ideias pré concebidas e não realizadas. Ela é resultado de arrependimentos que me torturam as noites e fazem fugir meu sorriso.
Mas as vezes, o que quero é ela. Ela no comando. Cortando com a língua afiada, rindo sem dó. Ela é um lado meu frágil, sedutor, espantoso pela beleza de um semblante rígido, traiçoeiro. E, nos últimos dias, só ela tem vindo deitar no meu travesseiro. Junto dela um sedutor, o medo.
O medo é aquele igual aquele amante de novela: bonito, bem vestido e com ares protetores. Ele nunca te acusa. nem exige, exceto que você se aninhe nos braços dele e deixe-o comandar sua vida. Ele alisa seus cabelos a noite, dizendo como você deve evitar procurar outro emprego, ter aquela D.R., mudar o visual, enfrentar a sociedade. Afinal, ele só quer te proteger.
Mas, como bom amante, ele é um canalha. O medo é pai de uns filhos perdidos por aí. Do medo de não ter o suficiente vem a Ganância; do medo de não ser aceita pelo seu visual vem a Vaidade; do medo de ser agredida vem a Ira; do medo de não ser amada vem a Luxúria. Tudo que o medo oferece te suga, lentamente.
Renato Russo disse "E o teu medo de ter medo de ter medo não faz da minha força confusão". Demorei a entender que medo é este; é receio de assumir que o medo está a nossa espreita. Dentro da gente, agarrado a outra face do meu ego, os dois rindo com escárnio.
E daí percebo que só há um caminho para os dois: ama-los e assumi-los, como parte de mim. Enfrentar o medo; pois ele é um estado de vida passageiro. E quanto a ela, a minha vulgar, dominar não é saída. É preciso conhece-la. E conviver.
Mas não está sendo fácil.


 Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...