domingo, 12 de outubro de 2014

Símbolos na cultura obscura - cruz

Cruz é um símbolo ou objeto formado por duas linhas que se encontram de maneira perpendicular. É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos (e distantes) como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.

Em sentido figurado, a cruz é usada para significar um sofrimento, tribulação ou agonia. É também um símbolo muito comum a nível da heráldica, estando presente em vários brasões, como a cruz de Malta, por exemplo. A cruz também é o símbolo de algumas organizações, como a Cruz Vermelha, uma organização humanitária que tem como objetivo proteger a saúde e a vida humana, promovendo o respeito entre as pessoas e diminuindo o sofrimento.

O significado arquetipal do símbolo da cruz é sempre o da conjunção dos opostos: o eixo vertical (masculino) com o eixo horizontal (feminino); o positivo com o negativo; o homem com a mulher; o superior com o inferior; o tempo com o espaço; o ativo com o passivo; o Sol com a Lua; a vida com a morte; Espírito e matéria, etc. A cruz significa, assim, a idéia do homem regenerado, aquele que conseguiu integrar harmoniosamente as suas duas partes e que, "crucificado" como mortal, como homem de carne com suas paixões, renasce como imortal.

De acordo com o estudioso Juan Eduardo Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a Deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.

Algumas representações de cruzes conhecidas e significados:



CRUZ CRISTÃ:
Também chamado de Cruz Latina, é o mais exaltado dos emblemas da fé cristã. Os romanos utilizavam a cruz feita de duas madeiras como meio de execução de criminosos e inimigos do estado romano. Pela martirização de Jesus Cristo, ela se tornou o símbolo do Cristianismo no mundo religioso.


CRUZ DE SANTO ANTONIO (TAU):
Reproduz o desenho da letra grega Tau, para os gauleses representa o martelo de Thor. Também com representação de um martelo com duas cabeças (símbolo daquele que se faz cumprir) e também símbolo de São Francisco de Assis.


CRUZ ANSADA OU ANKH:
Ankh, (pronuncia-se "anrr"), conhecida também como cruz ansada. Conhecido também como símbolo da vida eterna, os egípcios usavam-na para indicar a vida após a morte. A cruz ansada na realidade é um hieróglifo, significando VIDA ou ATO DE VIVER e formando por parte das palavras SAÚDE e FELICIDADE. Também interpretada como O sol, o céu e a terra (horizonte - representado como o traço transversal). Também interpretada como o homem de braços abertos.


CRUZ DE LORENA OU PATRIARCAL:
Conhecida como Cruz que representava os Bispos, príncipes da igreja primitiva cristã. O significado é de proteção e devoção, ela é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.


CRUZ TEMPLÁRIA:
A cruz pátea (derivada do francês croix pattée significando cruz patada), por vezes chamada cruz templária, sendo mais do que uma cruz específica, é uma categoria de cruzes caracterizadas por terem pontas mais amplas no seu perímetro do que no centro, configurando "patas". Um círculo com cortes, representando os machados, como símbolo de força, em defesa da fé cristã.


CRUZ DA PÁSCOA:
Chamada por alguns de Cruz Eslava, possui um "braço" superior representando a inscrição colocada durante a crucificação de cristo, e outro inferior e inclinado, que traz um significado dúbio, dos quais se destaca a crença de que um tremor ocorrido durante a crucificação causou sua inclinação.


ROSACRUZ:
Na simbologia rosacruz, a cruz ocupa posição proeminente. Aqui ela simboliza os quatro reinos da natureza. O reino mineral anima a todas as substâncias químicas, de maneira que a cruz feita de qualquer material é símbolo desse reino. O madeiro inferior da cruz representa o reino vegetal, porque, esotericamente, as correntes dos espíritos-grupos que dão vida às plantas provêm do centro da Terra. O madeiro superior simboliza o homem, porque as correntes vitais que animam o ser humano descem do Sol e impregnam o planeta Terra. O madeiro horizontal simboliza o reino animal, que se encontra entre os reinos vegetal e humano, com a sua coluna vertebral na posição horizontal. Outra interpretação é que a cruz significa a sabedoria do Salvador, o conhecimento perfeito. A rosa a purificação, o ascetismo que destrói os desejos carnais. A cruz simboliza a força masculina, a rosa a força feminina.




CRUZ CELTA
Assim como a sarça ardente, é um dos grandes símbolos do presbiterianismo. É um tradicional símbolo presbiteriano, representa o nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o plano da ação redentora de Cristo determinado pelo Pai, além da presença dele na Igreja e o seu plano desde a Criação . O círculo dá uma ideia de continuidade, podendo ser parafraseado com o lema: "Ecclesia Reformanda semper reformata est” (Igreja Reformada: sempre reformando).


AREVAKHATCH
A arevakhatch, também conhecida como cruz gamada, cruz agarrada, cruz de Vahagn e suástica armênia, é um antigo símbolo tradicional armênio, um tipo específico de suástica. A principal representação da arevakhatch é o sol, do qual também se origina o sentido de luz, movimento de vida, eternidade, prosperidade, felicidade e sucesso.


CRUZ DE SANTIAGO
Cruz de Santiago é segundo a heráldica uma cruz pátea, em que na base da cruz figura uma pátea ou pétala em forma de "lâmina de punhal ou adaga". Essa cruz, como as demais, foram usadas durante as sete cruzadas, como distintivo templário, em suas diversas unidades no serviço de proteção aos peregrinos cristãos que usavam os Caminhos de Santiago para visitarem ao alegado túmulo de Santiago Maior durante a Idade Média.

  
IZUNOME
O termo Izunome foi extraído do nome de um dos deuses do panteão xintoísta, Izunome no Ookami, que representa simultaneamente a atuação do Fogo e da Água. Izunome simboliza a cruz equilibrada, indicando a perfeita harmonia entre os princípios horizontal e vertical.



Fontes usadas neste post:
http://www.significados.com.br/cruz/
http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/simbolos/cruz_simbolismos.htm
http://www.espiritualismo.info/simbolos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_C%C3%A9ltica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arevakhatch
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_p%C3%A1tea
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_de_Santiago
http://www.niltonschutz.com/rosacruz.htm
http://johrei.webnode.pt


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...