terça-feira, 28 de outubro de 2014

Minhas inspirações - orientalismo (2)

No post anterior, contei sobre como me apaixonei pelo Japão e seu visual.
Lógico que, para uma brasileira, o visual japonês consiste em quimonos, palitos de cabelo e maquiagem branca. Hoje, com mais informação, sei que não é só isso. Também aprendi a diferenciar um pouco o que é japonês do que é chinês. São coisas sutis, mas muito importantes.

Quando foi lançado o clipe de "Nothing Really Matters", de Madonna, a Internet tinha seus avanços, mas não era como hoje, instantâneo, como um miojo (3 minutos e está pronto). Era mais dificil, a rede não era rápida, então não consegui saber de onde veio a inspiração. Soube apenas quando dei de cara com a fonte de ideias daquele clipe em cartaz.
Foi no lançamento de “Memórias de uma Gueixa”, o filme que mais assisti (16 vezes e contando). TUDO que pude copiar do filme eu copiei: modos de andar, comer, pegar objetos, maquiagem, penteado. A moda aproveitou e lançou muitas coisas com um toque oriental, bem como a internet ajudou ainda mais a popularizar roupas e acessórios. 

O filme é inspirado no livro do mesmo nome. Eu li o livro, e para ser sincera, preferi o filme. Não apenas porque sou uma pessoa visual, e o visual do filme é um deleite, mas porque o livro joga um balde de água fria em coisas que nós ocidentais valorizamos, e para os japoneses não se passa deste jeito. Culturas diferentes, choques de realidade.

Comprei tudo que consegui comprar, inclusive um mini-quimono preto (não é bem um quimono porque não vai até os pés, como de costume), uma blusa estilo cheongsam preta (chinesa, com bordado de dragões), uma túnica com lindas cerejeiras, vermelha. Vários brincos. Palitos de cabelo que nunca consegui usar.
Já hoje...você facilmente encontra trajes remetentes a Japão e China em preto, carmesim, roxo. Os acessórios também. Então, manter o ar mais soturno e dark, e usar esta inspiração, não é tão difícil quanto parece. O mix de estilos fica ousado, mas discreto pela modelagem fechadas que estes trajes possuem. Acho muito elegante.

Embora o orientalismo tenha se difundido no mainstream, é raro ver alguém usar por aí tranquilamente. Só usa quem realmente aprecia, pois não faz parte do cotidiano fashion. Por isso mesmo gosto tanto de usar, a ponto de eu ceder exceções no meu visual, para colocar cores e padronagens que nunca usaria, dentro do meu estilo dark. Tento dar um ar mais sombrio ao usá-los, com maquiagem mais pesada, e complementos pretos.
Aqui, umas influencias que mantenho numa pasta do computador para me inspirar:


Maquiagem muito legal. Eu sou um desastre com maquiagem de olhos, mas gosto de ver e tentar repetir. Esta tem um detalhe interessante: os lábios formam um coração estreito, não tão igual ao das gueixas.


Magnífico cheongsam.


Mistura de elementos góticos e tradicionais.


A sombrinha japonesa (wagasa) protege do sol com estilo. Precisa de muita auto estima para usar.


Releitura do conceito.


Este cheongsam usaria com certeza, muito lindo.


Orientalismo misturado ao steampunk, no filme "As loucas aventuras de James West" (Wild Wild West, no original). Um traje interessante, que mostra como o gênero se mistura bem.



Este é um traje que gosto muito. Imagine ele em tons de vermelho e roxo. Ficaria sensacional.



E você? Gosta do orientalismo? Comente!
Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...