quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Trabalho, o trigo, e a rosa (Work, the wheat and the rose)

Ou "adultos reclamam. Muito. E isso faz mal."

Houve um professor na minha faculdade que era indiscutivelmente uma pessoa evoluída. Tinha uma visão do mundo diferente, lógica porém sensível. Era capaz de distinguir o que de fato importava do que era supérfluo em uma discussão, e assim nos guiar a um raciocínio mais clínico e desapaixonado.
Das várias coisas que ele me ensinou, uma lição eu nunca esqueci. 

"A sua vida é como uma plantação de trigo e rosas.
Se você colhe só rosas, você morre de fome.
Se você só colhe trigo, você perde a beleza das rosas e se machuca com seus espinhos.
Você precisa saber onde deixar florescer as rosas e onde cultivar o trigo. Deve equilibrar os dois, para não perder nenhum deles.
Ninguém vive feliz só cultivando rosas em sua vida. Ninguém vive feliz só cultivando trigo".

E que palavras sábias seriam estas!

Atualmente, há uma busca desesperada por felicidade e fazer só o que gosta. Eu não sei se é só comigo, mas não compartilho desta caça a felicidade. Não vejo porque devo fazer dos meus hobbies meu trabalho. Todos os lugares em que trabalhei, procurei encontrar algo que me alegrasse. Eu aprendia a me apaixonar pelos aspectos bons do meu trabalho, e assim encontrava forças para encarar os maus aspectos. Quando não encontrava mais este equilíbrio, eu procurava outro trabalho. Para mim, é assim que deve ser. Já trabalhei em locais difíceis, onde todos os dias me perguntava se deveria estar ali, aonde aquela função me levaria. Mas continuava fazendo meu melhor, e procurando coisas boas. 

Vejo muitos jovens frustrados com seus trabalhos, porque não estão fazendo o que queriam fazer, não estão recebendo o que acham que lhes é direito. Lembro nestas horas de um livro que li que dizia "só quem manda faz o que quer. E na verdade, isso é uma ilusão: ele fará o que precisa fazer". Ou seja: nem mesmo quem está chefiando poderá dizer que está fazendo o que quer, pois ele é mandando pelo mercado a quem é submisso. Para os alternativos, que buscam outra forma de ver a vida, isso é ainda mais dramático. Pense: se você conhece alguém que é tão feliz em seu trabalho, a ponto de causar inveja, reflita: de onde vem aquela felicidade? Será que ela é real?

Eu sou naturoterapeuta. Trabalhar com terapias alternativas, desde menina, sempre foi meu sonho. Mas quando resolvi trabalhar com isso, passei tanta necessidade e tive tantas experiências ruins, que comecei a ter raiva do que fazia. Ninguém é feliz quando passa por dificuldade financeira, mesmo fazendo o que gosta! E insistir só me desgastou, ao ponto de adoecer seriamente. 

Eu me alegrava quando ajudava pessoas, mas sofria por não conseguir nem mesmo o básico para minha vida. Quando percebi que estava insistindo em algo que amava mas me prejudicava, lembrei das palavras do meu professor. Eu queria só colher rosas. E isso não era possível. Parei imediatamente de me machucar com cobranças. Hoje, tantas são as cobranças pela felicidade, pelo trabalho perfeito, pelo sucesso, que nunca os alcançamos! Eu aceitei que o que é dificil me educa e me fortalece. Então poderia ser feliz apenas por estar trabalhando, não no que sonhava, mas que estava me ensinando a ser melhor. 

Se você trabalha num lugar ruim, que te faz mal, pense: o que te faz mal? É seu chefe? Seus colegas? O tempo que leva até chegar lá? Muitas vezes, você só enxerga o problema, e assim não consegue pensar numa solução. Eu, p.e., pego 3 hrs de ônibus, muitas vezes de pé, para chegar ao meu local de estudos. Neste período, ouço música, medito, leio livros. Aproveito cada minuto que respiro para evoluir, não para reclamar. Pense no que você pode fazer. 

“O tipo de vida que levamos é a maneira que o Criador tem de nos preparar para cumprirmos nosso destino único e pessoal. A vida nos oferece todo tipo de circunstancia, algumas terríveis, como se fossem blocos de construção mal encaixados no mosaico da vida. Enquanto não começarmos a trabalhar com esses blocos, não conseguiremos ver o panorama geral, ou seja, que todos eles são essenciais à composição do singular e glorioso retrato da vida de cada um.” A ARTE DA GUERRA PARA MULHERES (2003, pg.57).

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

Or "adults complain. So much. And that's bad."



There was a professor at my college who was arguably an evolved person. He had a different worldview, sensitive but logic. he was able to distinguish what really mattered what was superfluous in an argument, and so guide us to a more clinical and dispassionate reasoning.

Of the various things he taught me a lesson I never forgot.

"Your life is like a wheat field and roses.
If you only reap roses, die of hunger.
If you only reap wheat, you lose the beauty of roses and hurts with its thorns.
You need to know where to leave the roses bloom and where cultivate wheat. Must balance the two, not to lose any of them.
Nobody lives happy just growing roses in your life. Nobody lives happy just cultivating wheat. "

And what are these wise words!

Currently, there is a desperate search for happiness and do only what they like. I do not know if it's just me, but do not share the happiness of this game. I do not see why my hobbies my job. Everywhere I worked, I tried to find something to rejoice me. I learned to fall in love by the good aspects of my work, and so find the strength to face the bad aspects. When not find more this balance, I was looking for another job. For me, this is how it should be. I have worked in difficult places where every day wondering if I should be there, where that function would take me. But still I am doing my best, and looking good.

I see many young people frustrated with their jobs because they are not doing what they wanted to do, are not getting what they think they are right. I remember these times of a book I read that said "only the boss does what he wants And indeed, this is an illusion:. He'll do whatever needs doing." In other words, even who is leading can tell he's doing what he wants because he is sending the market who are submissive. For alternative, seeking another way of seeing life, this is even more dramatic. Think: if you know someone who is so happy in his work to the point of envy, think: where does this happiness? Is she real?

I am naturopath. Working with alternative therapies, since childhood, has always been my dream. But when I decided to work with this, I need so much and had so many bad experiences, I began to be angry about what he was doing. Nobody is happy when going through financial difficulty, even doing what you love! And just wore me insist, to the point of becoming ill seriously.

I reveled while helping people but suffered for not getting even the basics for my life. When I realized I was insisting on something she loved but I hurt, I remembered the words of my teacher. I just wanted to gather roses. And that was not possible. I stopped immediately to hurt me with charges. Today, so many are the charges for happiness, the perfect job, the success that never reach them! I accepted that it's hard educates me and gives me strength. Then it could be happy just to be working, not what he dreamed, but that was teaching me to be better.

If you work in a bad place, it makes you sick, think: what makes you ill? Is your boss? Your colleagues? The time it takes to get there? Often, you only see the problem, and so can not think of a solution. I, eg, caught 3 hrs by bus, often standing, to get to my place of study. During this period, I listen to music, meditate, read books. I enjoy every minute I breathe to evolve, not to complain. Think about what you can do.

"The kind of life we lead is the way the Creator has to prepare to fulfill our unique and personal destiny. Life gives us all kinds of circumstances, some awful, like bad building blocks embedded in the mosaic of life. Until we begin to work with these blocks, we can not see the big picture, namely that they are all essential to the unique composition and glorious picture of the life of each. "THE ART OF WAR FOR WOMEN (2003, pg.57 ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...