terça-feira, 28 de julho de 2015

TAG: sou fã!

A Sana me indicou para uma TAG onde falaria mais sobre meus ídolos e responderia a algumas perguntas pessoais sobre eles. Não resisti e assim que li a postagem dela (incrível e muito pessoal, sobre a Doro, leia aqui), corri para responder.
Já vi que vou chorar respondendo...  ;)

ARTISTA/BANDA ESCOLHIDA: Legião Urbana

Uma das minhas favoritas, com os 4 integrantes (olhei a foto e já chorei. Faz falta. Detalhe: conheci a banda dois anos antes do Renato Russo morrer, em 1996)

1- Quando você descobriu a banda/artista que você é fã e como começou a ser fã dele (es/a)?
Eu passei a ouvir Legião graças a minha prima Fernanda, que conheceu através de um amigo nosso. Eu lembro até hoje: ela colocou Tempo Perdido e eu fiquei petrificada, aquilo era poesia pura!!! Apaixonei e nunca mais deixei. Eu tinha 12 anos.

2- Qual seu álbum favorito e músicas favoritas da sua banda/artista e porque?
Álbum sem dúvida é o V, seguido do Descobrimento do Brasil. O V é cheio de experimentalismo, tem música instrumental, tem cotidiano, tem esperança e dor. O Descobrimento do Brasil tem tudo isso, mas as músicas são mais cheias, a melodia mais complexa. Mas é difícil eleger um álbum, porque depende do meu estado de espírito. Ando ouvindo muito o A Tempestade
A minha música sempre será Sereníssima, do álbum V. A letra tem tudo a ver comigo!



"Sou um animal sentimental
Me apego facilmente ao que desperta o meu desejo
Tente me obrigar a fazer o que não quero
E cê vai logo ver o que acontece
Acho que entendo o que você quis me dizer
Mas existem outras coisas..."

3- Teve alguma situação engraçada/adversa ou esquisita que você já passou pela sua banda/artista favorita?
Ah já. Quando o Paralamas do Sucesso fez show em 1995 em Curitiba, eu fui ver (eu curto bastante e eles apadrinharam a Legião, então...). Aí estou lá, gritando e cantando, e quando vejo...Dado Villa Lobos no palco! Gritei que nem doida, pulei, falava quase num fiapo "Dado, amo a Legião para sempre!!!!" e ele acabou me notando, acenou para mim! Eu estava com a camiseta do Legião e ele puxou a própria, depois apontou para mim! Chorei!!
E chorei mais ainda depois de descobrir que uma amiga, do fã clube do Paralamas em Curitiba, entrou no camarim, conheceu o Dado, falou de mim lá fora (a gente se perdeu uma da outra) e ele respondeu "poxa que legal, manda um abraço, eu vi ela lá do palco!".
Pensa... eu chorando em casa, de raiva de ter me soltado dela, de emoção, de sei lá...  ^-^
Quando eu estava acamada por causa da Guillain Barre, o Marcelo Bonfá fez o show dele solo em Cascavel. Minha prima foi, levou o encarte da caixa comemorativa (a primeira, a dourada) e ele autografou. "Com carinho, M. Bonfá". E mandou recado: que era para eu ficar boa logo! 
Ah, e já me enfiei em briga defendendo o Renato Russo de homofóbico. Várias vezes!

A caixa (foto da internet). Tive de tirar dois semestres de 10 em todas as matérias, inclusive educação física, para ganhar.

4- Teve algo maluco ou esquisito que você já fez por eles? Por exemplo, uma tatuagem ou viagem longa ou algo similar?
Ainda não mas tá na lista: vou tatuar "urbana legio omnia vincit" (Legião Urbana tudo vence) e o violão que se tornou símbolo da banda no pulso direito. Ainda pretendo colocar os 4 integrantes estilizados junto! (falta o Renato Rocha).




5- Você já fez parte ou faz de alguma comunidade da sua banda/artista favorito?
No Orkut eu fazia parte. Hoje faço parte das comunidades do Legião, do Dado e do Bonfá no Facebook.

6- Conte para nós como foi a primeira vez que você encontrou com eles ou como seria sua reação ao encontrar com seu ídolo.
Eu acho que iria ser mais maluca que foi quando encontrei o Paralamas do Sucesso. Na ocasião, eu só falava "obrigada pelas suas músicas, elas são foda!". Acho que na frente da Legião eu só ia rir e chorar, tudo a mesmo tempo...

7- Diga 3 coisas que te fazem lembrar eles (se você tiver, caso não pode pular essa pergunta).
3 acordes (a maioria das músicas deles era baseada em 3 acordes), Gimme Shelter (a música do Rolling Stones, Renato cantou com Ainda é Cedo em 1994), e rosas. Renato adorava rosas amarelas!

8- Atualmente existe algo que você mudaria na sua banda/artista favorita? (Pode ser referente a sonoridade ou até aspectos físicos dos músicos, por exemplo).
Mudaria a morte do Renato, o vício do Rocha e o sofrimento que adveio da AIDS. Lembro de pessoas cometerem suicídio por causa da morte do Renato, a comoção dos fãs e outros artistas, a Cássia Eller e as declarações dela, a Show Bizz falando sobre e fazendo várias reportagens. Eu tenho uma pasta cheia de posteres, recortes e outros desta época. Foi um baque. A Tempestade era um disco cheio de despedidas, foi algo tão terrível diante da genialidade da banda, que só de lembrar choro copiosamente. A notícia chegou para mim quando saí da aula, e fiquei dias sem querer falar (o mesmo aconteceu na morte do Senna). Meus dois ídolos principais estavam mortos (Renato e Freddie Mercury) e pelo mesmo motivo! Não me conformo até hoje!
Eu conto esta história para meus alunos nas aulas de educação sexual, para eles entenderem a importância da proteção e do cuidado.

E se você quer ver o Renato no palco com toda sua genialidade, seu carisma, veja este show (minha prima tinha ele num VHS, que foi roubado! Ainda bem que tem no Youtube! :).

Sensacional! Até as brincadeiras que ele faz eu sei de cor.

Espero que tenham curtido!
E para passar o bastão, convoco a Rubia do Nosferô e a Madame Gio!
Beijos!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

10 comentários:

  1. Eu ouvi Legião minha adolescência inteira, mas hoje não ouço quase nada, quase nunca. Mas tenho amigos muito fãs e lembrei deles lendo esse post, hehe.

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  2. Adorei a Tag , talvez eu e a Maki façamos também, vamos te imitar heheeh
    Nossa Renato é da minha infância/adolescência, amo muito ele, e os paralamas não ficam atrás, muito lindos!
    Até breve, beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah imitem sim!!!
      Amo Paralamas tb, mas a Legião...ah, esta está marcada na alma.
      Beijos!

      Excluir
  3. AMO LEGIÃO COM TODAS AS FORÇAS, MDS FINALMENTE VIDA SÁBIA NA INTERNÊI hauEHUehaUEHauehaUEH

    ResponderExcluir
  4. Não tem como escolher apenas uma música, meu. São tantas preciosidades... Pra mim Andrea Doria é que mais bate em meu íntimo, mas Vento no Litoral e Metal contra as Nuvens, fora Meninos e Meninas, Clarice... Socoorr <3

    ResponderExcluir
  5. Desculpaê a poluição na sua timeline de comentários, mas é maior do que eu AHEUAHEUAE =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha adorei!!!!
      difícil mesmo eleger só uma! Eu ouço as instrumentais para dormir até hoje hehehe
      Beijos!

      Excluir

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...