sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cyberpunk e seus filhos - steampunk, dieselpunk, e outros (parte 5)

Já falei aqui sobre vários derivados do Cyberpunk, como Atompunk, Decopunk e Stonepunk, e hoje vou falar do Biopunk e do Nanopunk.

O Biopunk surgiu durante a década de 1990, e trata da revolução da biotecnologia. A ficção tipicamente descreve as lutas de indivíduos ou grupos, muitas vezes produtos da experimentação humana, contra um pano de fundo de governos totalitários ou megacorporações que abusam de biotecnologias como meio de controle social ou especulação. Ao contrário do cyberpunk, não se baseia em tecnologia da informação, mas em biologia sintética. 
Já o Nanopunk se refere a um gênero emergente da ficção científica especulativa ainda muito incipiente em comparação com outros gêneros como o de cyberpunk. O gênero é semelhante ao biopunk, mas descreve um mundo em que o uso da biotecnologia é limitada ou proibida, e apenas nanotecnologia está em largo uso (enquanto em biopunk nanotecnologias muitas vezes coexistem (Fonte).


underwater/bright colors
Várias referências encontradas no Google imagens

Referências em filmes e outros temos:
FilmesGattaca, Blade Runner, a série Resident Evil, Repo Men, Pokemon - first movie, a série X-men, a série Jurassic Park, Planeta dos Macacos e seus filmes, Aeon-Flux, 
SériesDark Angel (2000-02)Orphan Black (2013-presente), Babylon 5, 
Graphic novels e livros: Doktor Sleepless (2007-presente)Fluorescent BlackBlame!, Elephantmen, Frankenstein, A ilha do Doutor Moreau, a série Leviatã, 
GamesCrysis 2BioShock, Resident Evil, Final Fantasy VII 

Animes: Akira, Neon Genesis Evangelion, Elfen Lied, Ergo Proxy.

A lista não tem fim. Existem vários livros, fóruns de discussão, sites de criações de histórias...um universo rico e cada vez mais atual. As discussões sobre o que faz parte, como delimitar, os cruzamentos com outros estilos são bem extensas. 

E como usar este estilo?
Me inspirei não no estilo, mas em um personagem de um dos filmes citados aqui: Vampira (ou Rogue, em inglês), dos X-men.
Quem assistia ao desenho animado dos anos 90 deve te-la visto assim:

Este cabelo = adoro!

E montei um set pensando em um dia chuvoso, quando podemos usar calochas!
A ideia foi de tentar copiar o uniforme, mas com toques diferentes, como os brincos "arranhados" por Wolverine!

Este estilo é difícil de traduzir em moda, então me perdoem se não saiu 100%. 

Você conhecia este estilo?


 Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...