sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Shironuri - as faces brancas do Japão

Enquanto eu rodava a net atrás de ideias, entrei no site Tokyo Fashion. Lá, encontrei uma subcultura estética que me chamou muito a atenção: Shironuri.


Uma versão grotesca e doce ao mesmo tempo. Fonte

“Shironuri” significa literalmente “pintada de branco”, e originalmente se referia a maquiagem tradicional usado por gueixas e artistas de kabuki. Esta é a única regra de shironuri, embora elementos tradicionais japoneses (kimonos, hakama, etc.) são comuns, bem como elementos de estilo gothic lolita. E este é um estilo relativamente raro, mesmo em Harajuku. Minori é um artista shironuri bem conhecida, uma referência plena neste estilo. Nesta estética a pintura recebe uma reinterpretação, sendo colocada em um contexto artístico diferente. Pode ser mais gótico, mais grotesco, ou como um protesto, ou uma homenagem sutil a cultura japonesa. Como não existem regras, exceto ter seu rosto pintado de branco, qualquer pessoa vestida com maquiagem shironuri pode automaticamente ser considerado parte da estética shironuri.


Minori em Harajuku. Fonte


Uma versão gothic lolita. Fonte.


Minori em um ensaio. Fonte.


Uma interpretação carregada na face. Fonte.


Novamente Minori. Fonte.


White Face Monster Party em Harajuku. Fonte


Rapaz fazendo sua versão gótica vitoriana. Fonte.


Aqui um vídeo onde Minori explica um pouco do seu trabalho e do conceito shironuri.

Eu gostei do estilo. De verdade. Claro que sou suspeita, pois adoro as gueixas e o kabuki e tudo que é deste universo. Mas achei bem interessante o conceito.
E você? Conhecia o shironuri? Curtiu? Comenta! 
Fontes deste post: 123; 4 e 5.

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...