sábado, 30 de janeiro de 2016

Cyberpunk e seus filhos - steampunk, dieselpunk, e outros (parte 9)

Depois de falar de muitos estilos dentro do gênero Cyberpunk, vou falar hoje do gênero mais famoso: o Steampunk.
Que amo demais, diga-se de passagem.

Steampunk é um subgênero da ficção científica e às vezes fantasia que incorpora tecnologia e design de estética inspirados pelo século 19 e por maquinas a vapor. Apesar de suas origens literárias serem associados às vezes com o cyberpunk, obras steampunk são muitas vezes criados em uma história alternativa do século 19 britânico (era vitoriana) ou no Oeste Selvagem americano, ou em um pós-apocalíptico, durante o qual o poder de vapor tem mantido o uso, ou em um mundo de fantasia que emprega de forma semelhante o poder de vapor. Steampunk pode também incorporar elementos adicionais dos gêneros de fantasia, horror, ficção histórica, história alternativa, ou outros ramos da ficção especulativa, tornando-se muitas vezes um gênero híbrido. 
Chegando até a música (de grupos como Abney Park ou Dresden Dolls), alcançando programas reality-show e até animes, o Steampunk é um gênero altamente cultuado e respeitado no Brasil. Temos ótimos livros brasileiros, alguns referenciais internacionais: as coletâneas “Retrofuturismo” (2013) e “Vaporpunk” (2010 e 2014); “O Baronato de Shoah” (2011), “Homens e Monstros” (2013), "Steampink” (2012), “Le Chevalier e a Exposição Universal” (2015), a coletânea “Dystopia” (2013), “Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário”, “Deus Ex Machina- Anjos e Demônios na Era do Vapor”, e o projeto multimídia de Bruno Accioly, “Crônicas Póstumas”, que tive oportunidade de ler o começo e já apaixonei de cara. Adoro Machado de Assis e a proposta é mexer com os personagens do consagrado autor, em uma visão steampunk. Recomendadíssimo!


Filmes temos: As loucas aventuras de James West, Steamboy, A Liga Extraordinária, De Volta para o Futuro 3, e muitos outros. Eu poderia encher de fotos aqui de visuais steampunk. O mundo é vasto e permite releituras diversas. Mas quis colocar aqui uma situação especifica, que aqui no Brasil é ainda feita com bastante tradicionalismo e muitas vezes certas rigidez: o casamento. Então vamos admirar a criatividade dos casais:
1
2

3

4

Casal muito lindo!!! 5

Como usar este estilo no ambiente corporativo?
Por mais que não pareça, o Steampunk é fácil de referenciar em trajes mais sóbrios. Basta usar tons e elementos característicos. Aqui, fiz 3 propostas: um casual day (informal mesmo!), uma proposta mais fechada, com peças plus size, e uma terceira para ambientes bem formais:

Steampunk in office conception - casual day, plus size and formal



Gostou? Usaria? Comente!

Referências:
http://www.terravermelha.com/e_revista/53/a-literatura-fantastica-da-serie-brasiliana-steampunk
http://brasilianasteampunk.com.br/
http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/07/santa-maria-desponta-como-o-motor-gaucho-do-steampunk-4811559.html
http://revistabang.com/2013/11/27/o-steampunk-no-brasil/
http://www.facta.art.br/ciencia-do-apocalipse/steampunk-um-olhar-sobre-o-futuro-do-preterito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...